Responsabilidade Social


Ter responsabilidade ambiental exige nova postura social


Empresas socialmente responsáveis atendem às expectativas da sociedade.

Ter responsabilidade ambiental é adotar uma nova postura diante das necessidades dos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade. É uma postura que deve ser adotada de forma permanente.

Trabalhe com transparência

Ser socialmente responsável é atender às expectativas que a sociedade tem em relação a sua empresa, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a prática.
Diretrizes estratégicas: visão, missão e valores

Para estabelecer com clareza os caminhos para a prática da responsabilidade social de sua empresa, sua declaração de visão, missão e valores é muito importante.

Se não escreveu ainda, faça isso agora. Se já tem uma, trabalhe para que as tarefas diárias dos colaboradores estejam sempre em sintonia com a declaração.


Analise e veja se os seguintes pontos se ajustam a sua visão e contribuem para o alcance da missão da nossa empresa:

  1. Descrições de trabalho;
  2. Práticas de contratação;
  3. Desenvolvimento de produtos;
  4. Programas de capacitação.
  5. Atendimento orgânico

Se não forem compatíveis, pense nas mudanças que precisam ser feitas e você pode sugerir.

Ética

A declaração de valores éticos pode ajuda nossa empresa a desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes e outros parceiros.

Usamos a lista de valores como apoio para solucionar conflitos entre colaboradores, com clientes, com fornecedores ou com outros parceiros. Asseguramos que as soluções que você sugerir, se viáveis, e estão de acordo com os valores que defendemos serão implantadas.

Nossos colaboradores são educados sobre ética. A ética aqui é levada em consideração e muito a sério nas avaliações de desempenho, até por que se trata de dispositivos basilar da profissão. Servidor sem ética não serve para nossa equipe. Qualquer quebra de ética é punida com afastamento do auxiliar. 

Valorizando nossos colaboradores

Valorizamos nossos colaboradores pois ao fazer isso na verdade, valorizamos a própria empresa.

Não basta, no entanto, respeitar os direitos trabalhistas. Socialmente responsáveis fazemos mais do que isso, sem necessariamente publicizar essa questão. 

Buscamos ter contato direto com você. O contato mais direto com as pessoas que fazem parte da nossa estratégia como empresa.

Ouvi-las, atendê-las na medida do possível e incentivar a iniciativa e a participação de cada uma delas vai acelera o nosso processo de transformação de empresa socialmente responsável.

Proteja clientes e consumidores

Na hora de tratar com consumidores e clientes, é somos especialistas em ter atitudes socialmente responsáveis, seja:

  1. Desenvolvendo produtos e serviços confiáveis, seguros e de boa qualidade;
  2. Fornecendo as instruções para o andamento dos casos, o uso dos serviços, informe sobre os riscos potenciais, alcance das medidas propostas e procedimentos necessários;
  3. Cuidamos para que nossos clientes e amigos não sofram qualquer tipo de prejuízo ou danos.

Atenção: A nossa política de qualidade não se restringe aos processos, mas em toda a rotina de trabalho.

Buscamos promover ações que melhorem: 
  1. A credibilidade;
  2. A eficiência;
  3. A segurança dos serviços.

Para isso, é preciso observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as determinações da Vigilância Sanitária e o Código de Defesa do Consumidor, as regras referentes à profissão e assim por diante.

É importante assegurar que os serviços de nossa empresa não sejam prejudiciais às pessoas. No campo processual, alguns casos são extremamente doloridos para pessoas, casais, filhos e por ai vai. É importante que ao longo do seu processo sejam miniminizadas as  consequências possivelmente desagradáveis para estas partes processuais . Essa preocupação tem que se estender por toda a vida do processo – desde a aceitação, passando pelos tramites processuais uso até a hora da vitória, sempre buscando humanizar as relações entre as partes, independente da questão processual.

A regra corriqueira das ruas "Faça mais do que a lei determina", não funciona aqui. Nos asseguramos sempre, com a documentação correta, informações que devem constar nos processos de forma que mantenhamos uma relação segura com clientes, partes, a empresa e o próprio Poder Judiciário, portanto com relação à segurança, ao desempenho e à eficácia, não nos solicite nenhum tipo de tratamento que contradiga estes princípios.

Promovemos nossa comunidade

Na relação com a comunidade vizinha a nossa empresa, tem excelente chance de praticar os valores que adota, isso nos leva a questões concretas como, efetuar compras no comércio e industria local, priorizar a atenção a empresas parceiras, cuidar de ações sociais efetivas na comunidade onde estamos inseridos. 

Buscamos efetivamente a parceria com a comunidade do entorno, por exemplo, com a seguintes ações:

  1. Contratar serviços oferecidos por organizações comunitárias ou fornecedores locais;
  2. Recrutar colaboradores em comunidades carentes;
  3. Instalar-se em comunidades pobres através de associações locais;
  4. Conscientizar e mobilizar nossos colaboradores para que se envolvam no apoio aos projetos da comunidade do entorno, procurando reconhecer aqueles que se envolvem e contribuem efetivamente;
  5. Fazer doações de nossos serviços. Se algum colaborador, por exemplo, tiver a habilidade de realizar algum trabalho necessário à comunidade, consideramos a possibilidade de “emprestá-los”;
  6. Oferecemos apoio às escolas locais.
Sociedade e governo

A gestão de uma empresa socialmente responsável inclui, necessariamente, relacionamento ético com o poder público e cumprimento das leis. E aqui não é diferente. Os serviços públicos são o que são e apesar do seu viés eminentemente político, não nos envolvemos com questões politico/partidárias em nenhuma hipótese.

No nosso caso, entendemos que ser ético significa:
  1. Prestar serviços com eficiência, pontualidade, atendimento e responsabilidade;
  2. Adequar os interesses da empresa aos da sociedade;
  3. Ser comprometido com o combate à corrupção;
  4. Contribuir para projetos e ações sociais mantidas pela sociedade local, especialmente entidades sociais que tenham por objetivo aperfeiçoar políticas públicas de ação social.
Resumindo... a nossa empresa busca contribuir decisivamente para desenvolver nossa região e o país.

Mas como a empresa faz isso? 

Para o público que se relaciona com conosco:
  1. Deixando  claro qual a nossa posição política e suas justificativas, sejam em período de campanha ou não.
  2. Atuando com a OAB e outras organizações da classe na defesa de políticas e ações econômicas , sociais que sejam de interesse da categoria e do país.
  3. Importante: garantimos a liberdade de escolha e incentivamos o voto consciente.
Na relação com autoridades, como agentes e fiscais do poder público:
  1. Evitamos a qualquer custo situações que envolvam ações de favorecimento ou práticas ilegais.
  2. Trabalhamos para educar as pessoas para que faça da honestidade um valor explícito em todas as suas relações.
Lembre-se: Que na nossa profissão, pequenos desvios do dia a dia podem formar uma cultura capaz de comprometer o futuro de um grande negócio e a legitimidade, aspirações e ideais da profissão, portanto nem pense em qualquer tipo de participação de nossa parte em negócios escusos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages